UMA VIDA RESOLVIDA!

09/01/2011 15:19

Mateus 5.37 
“37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”.

Introdução: Uma das coisas que nós como pastores, lideres de célula e até mesmo os irmãos, precisamos constantemente é tomar decisões. Todos os dias na nossa vida nós temos que tomar decisões, quanto a questões de casa, de filhos, escola, finanças, etc. Mas ainda existe uma área que nós temos maior responsabilidade que é a nossa vida com Deus.

Semanalmente irmãos vêm me perguntar coisas quase todos os dias querendo receber de nós respostas. Como pais é a mesma coisa. Quando isso acontece, em alguns momentos ficamos até sem dormir. 

W. M. Nee, afirma em seu livro “O Ministério da Palavra”, diz que quanto mais espiritual a pessoa é mais SIM e mais NÃO haverá em sua vida. Por que isso irmãos? Porque aquele que amadureceu em Deus, é alguém de convicção e de posicionamentos claros. Quando você é assim você trás segurança para a sua família e até mesmo para o seu trabalho e para o seu ministério. Muita gente ainda tem dificuldades nessa área.

Mas, por que muitos têm dificuldades com decisões, com posicionamentos claros? Porque ainda têm áreas na sua vida em que eles não estão totalmente resolvidos.

O que é uma pessoa resolvida? É alguém que já definiu o quer para sua vida, para a sua família, para a sua profissão e ministério. Enfim... Alguém que tem um projeto de vida e sabe não apenas para onde esta indo, como também sabe o caminho que deve trilhar para chegar lá.

A pergunta que te faço hoje é: Você é uma pessoa resolvida? Sim ou Não? Não estou falando só de algumas áreas da vida. Eu estou falando de você viver um estilo de vida onde você torna-se uma pessoa resolvida.


I – QUAIS SÃOS AS MARCAS DE UMA PESSOA NÃO RESOLVIDA. (V. 37)
1.1. O Senhor Jesus falou que na vida do crente ele precisa ser firme quando diz SIM, tem que ser sim e quando diz, NÃO, não. O que isso significa. Que não pode haver em nós espaço para dúvidas. Mesmo que não tenhamos a compreensão completa das coisas, em nosso espírito precisa haver o SIM e o NÃO.
1.2. Toda vez que nós fugimos desse padrão o Diabo encontra espaço para agir em nossa vida, em nosso casamento na nossa profissão e até mesmo em nosso ministério.

1.3. Pessoas com a vida não resolvida apresentam algumas características bem parecidas, vejamos algumas:

a) Quem não tem a vida resolvida vive na inércia, resiste a mudanças: (Inércia é a propriedade da matéria de resistir à mudança de movimento).
• Gente não resolvida está sempre para fazer algo, mais nunca faz. São pessoas de vida paralisada, são pessoas que nunca avançam. Sua vida é uma constante inércia. 
• Estão sempre pensando em fazer algo, mas nunca faz. 
• Eu te pergunto: Sua vida é assim? Você é alguém que vive querendo fazer coisas que nunca faz?
• Você é do tipo que sabe que tem um problema, sabe que precisa resolver, mas leva anos para resolver? 
• Tem gente que tem problemas com o pai, com a mãe, com os irmãos, com o patrão, com os colegas de trabalho, escola e faculdade, mas não procura as pessoas para definir a questão. Viver assim deve ser horrível.
• Amados vou dizer algo muito importante: “É melhor um fim horroroso do que um horror sem fim”

b) Quem não tem a vida resolvida vive numa constante balança, oscilando pra cima e pra baixo. 
• Já viu gente que a vida é uma constante gangorra. Seja na vida pessoal como na espiritual. Algumas vezes estão em cima, outras em baixo. Não se firmam em relacionamentos, em empregos e até mesmo nas igrejas. 
• Um dia ele fala algo com tanta convicção que é capaz de arrebatar as pessoas junto com ele. No dia seguinte ele está deprimido, depressivo, pensando em abandonar tudo.
• Tem irmãos na igreja que um dia eles querem ganhar o mundo todo sozinhos para Cristo, mas uma semana depois eles não têm disposição nem mesmo de ir à reunião da célula.
• Uns chegam do Encontro com um gás, com uma disposição; mas, passa um mês e a apatia se torna uma constate na vida dessa pessoa. 
• Se na vida de um crente isso é grave, imagine na vida de um líder!

c) Quem não tem a vida resolvida vive na indefinição:
• Indefinição é aquela situação de ficar em cima do muro. A pessoa tem medo de se posicionar. 
• Pessoas indefinidas são pessoas que drenam as suas próprias energias e dos outros e entram num estágio de esgotamento. Porque ela leva muito tempo para tomar uma direção. 
• Todos os dias você precisa decidir muitas coisas. Desde um simples convite para almoçar até uma viagem que acontecerá dentro de um mês.
• Quem tem a vida resolvida já definiu as questões mais importantes de sua vida.

Exemplo:
Muitas vezes os irmãos perguntam coisa, e quando a resposta não é o que eles esperam eles falam:
- Pastor pensa direitinho no assunto, depois me responde.
Já está pensado. Porque a resposta que eu estou dando agora eu já decidi há 20 anos.

1.4. Por que muitos temem tomar decisões? 
• Porque não querem assumir responsabilidades:
• Porque não querem arcar com as conseqüenciais:
• Porque não querem cobrança:

• Você precisa ser uma pessoa resolvida. Mas isso será impossível se você não tiver também uma visão correta de Deus, do governo e da soberania de Deus na sua vida.

• Há muita indefinição no casamento, nas finanças, nos relacionamentos e na vida profissional. Tem gente que não se decide. São vidas sem objetivos, sem alvos e perspectivas.

II – VAMOS VER EXEMPLOS DE PESSOAS RESOLVIDAS:
2.1. Todo homem de Deus na Bíblia e fora da Bíblia eram pessoas com a vida resolvida. Essa é uma característica comum a todos: Tinham convicção, sabiam o que queria, e muitas vezes decidiram coisas em sua vida para 20, 30 anos e até o final da vida.

2.2. Nós vamos ver alguns exemplos na própria Palavra:

a) Isaías: Isaias 6.1-6

8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.

• Isaías era um jovem fascinado por Deus e pela sua obra. Assim como todos os jovens de sua época.
• Deus já tinha um chamado para a vida de Isaías, mas ele ainda não sabia o que queria fazer de sua vida.
• Por isso, quando ele conta sua experiência, ele começa relatando que tudo acontece no ano em que morreu o rei Uzias. Ele viu o seu pecado, o pecado do seu povo e respondeu ao chamado de Deus. Ele disse com toda convicção: “eis-me aqui, envia-me a mim”.
• Nesse momento Isaías definiu o que ele quer ser da vida. Define seu chamado e se apresenta a Deus. Quais foram às conseqüências desse chamado? Deus permite que ele profetize e veja detalhes da vida e do ministério de Jesus 700 anos antes de tudo acontecer.
• Aquela visão mudou a vida de Isaías. Naquele dia ele se tornou um homem de Deus.

b) Daniel: Daniel 1.1-8
8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.

• V.8 “Daniel resolveu, firmemente, não se contaminar”. Daniel era uma pessoa resolvida. 

• Ele tinha todas as condições para se desviar: longe de casa, longe dos pais, longe da liderança religiosa, numa terra promíscua, berço de toda idolatria, feitiçaria e todo tipo de orgia.

• Daniel viveu na Babilônia e não se contaminou. Daniel RESOLVE com seus amigos, não se contaminar antes da primeira refeição. 

• Daniel mudou o cardápio da Babilônia e não permitiu que a Babilônia mudasse o seu jeito de ser. 

• Por que muita gente leva anos para vencer um vício? Por que não é resolvida nessa questão? 

c) Paulo: Atos 19.21
21 Cumpridas estas coisas, Paulo resolveu, no seu espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e Acaia, considerando: Depois de haver estado ali, importa-me ver também Roma.

• O apóstolo Paulo era uma pessoa resolvida. Ele decidiu voltar a Jerusalém e depois ir até Roma onde queria pregar o evangelho para gentios, mesmo com o risco de perder sua vida. Mas ele resolveu isso em seu coração.
• Atos 21.7-14: Diz que os irmãos tentam impedir que ele fosse à Jerusalém.
• Atos 21.27: Diz que Paulo chega a Roma e é preso e nunca mais é solto nem de maneira natural nem sobrenatural. Ele vai como um cordeiro para ser imolado pelo Senhor.
• At.28.16-31: Diz que Paulo prega em Roma, converte a muitos e só sai da prisão para ser degolado.

d) Jesus: Mateus 26.36-39
36 Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar;
37 e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
38 Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.
39 Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.

• Jesus é o nosso referencial máximo de uma pessoa cuja vida era resolvida desde o início.
• Você não encontra Jesus em crise ministerial. Você não encontra Jesus lamentando-se de nada. Você não encontra Jesus reclamando do peso que era a obra. Você não encontra Jesus pensando em desistir.
• Muita gente acha que Jesus só decidiu pela cruz no Getsêmani. Mas a vida toda de Jesus ele caminhou para cruz.
• Muitas vezes quiseram matar a Jesus e ele fugiu no meio da multidão;
• Outras vezes quiseram pegá-lo a força para torná-lo rei e ele se retirou de barco para o outro lado. O destino dele era a cruz.
• Tudo na vida de Jesus era didático para ensinar aos discípulos o caminho da cruz;

• Quando ele disse que iria para Jerusalém e seria morto Pedro tentou poupá-lo, mas foi repreendido duramente por Jesus. Nada poderia tirá-lo de seu propósito: Vamos ler: Mateus16. 21-23

21 Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia.
22 E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.
23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.

• O Senhor espera de nós que sejamos homens resolvidos. Resolvidos ministerialmente. Resolvidos familiarmente. Resolvido nos relacionamentos. Resolvidos no nosso projeto de vida.
• Para daqui a dez anos nos vamos nos encontrar, e você vai continuar fazendo o que você faz hoje, só que numa dimensão maior.
• Tem gente que não consegue seu objetivo hoje e amanhã, chuta o balde e se torna vendedor de seguros. 
• Quantos casais depois de 15, 20 anos de casados nos procuram para dizer: Eu descobri que não amo meu cônjuge, que meu casamento foi um erro. 
• Como pode a pessoa casar cega e permanecer na cegueira 20 anos para depois descobrir que aquele não era o homem de sua vida, ou a mulher?
• Quantos líderes trabalham três, cinco anos com células e depois voltam atrás e dizem eu descobrir que Deus não me chamou para trabalhar com células. 
• Isso é uma atitude muito comum de pessoas não resolvidas. Daqui a cinco anos ele vai fazer uma nova descoberta. Que não deveria ter filhos, que não deveria ter comprado a casa que comprou, e etc.


CONCLUSÃO: Quero concluir falando contando a experiência do John Maxuel em uma viagem de avião. Depois de voltar uma palestra com sua equipe, o avião estava pousando quando aconteceu um problema de repente e teve que arremeter. Mas no final o piloto fez um pouso perfeito. Todos parabenizaram o piloto e ele (John Maxuel) foi até a cabine, onde fez a seguinte pergunta:
- Em que momento exatamente o senhor decidiu arremeter o avião? 
- Há 15 anos quando eu estava estudando, eu decidi que em situações assim em sempre arremeteria. 

Você meu irmão, você minha irmã, você jovem, precisa ter posicionamentos claros sobre as coisas importantes de sua vida e também de seu ministério.

Sempre que surge uma situação nova e você decide, você não está decidindo apenas para aquela situação. Você está decidindo para os próximos 20 anos de sua vida e também de seu ministério. Eu não sei quanto a você, mas eu estou resolvido quanto às áreas mais importantes da minha vida:
- Casamento:
- Ministério:

- Criação de Filhos.