Uma mulher diferente

10/01/2011 16:39

Entre as várias mulheres que admiro na Bíblia está Noemi. Ela se destaca pela garra, persistência, e principalmente, pela fé inabalável.

Casada com um homem chamado Elimeleque, ela teve dois filhos, Malom e Quiliom. Elimeleque morreu cedo, deixando-a viúva com seus dois meninos, os quais se casaram com duas mulheres estrangeiras chamadas Orfa e Rute. Quando a vida parecia estar voltando ao normal, os seus dois filhos morreram tragicamente, deixando em casa as três mulheres completamente desamparadas. Dentro do contexto histórico em que viviam, sem nenhuma herança nem Previdência Social, estavam condenadas a viver de esmolas, caso nenhum homem quisesse casar com elas.

Com sua história de vida, Noemi deixou para nós quatro exemplos de atitudes, que em momentos difíceis, poderão nos ajudar a dar reverter o quadro. Que fazer então?

1. Esteja atento ao que Deus está fazendo – Em situações de dificuldades somos tentados a voltar toda a atenção para o pior. Além do desânimo que nos acomete, nunca falta gente negativa para dizer que não há saída para a nossa situação. Noemi resolveu usar seus olhos e ouvidos para tentar descobrir se Deus estava fazendo alguma coisa boa na vida de outras pessoas ao seu redor. E ela acabou sabendo que coisas boas estavam acontecendo em meio ao seu povo, na terra de Israel. É muito importante a decisão de concentrar o foco em coisas boas que o Eterno está fazendo na vida de muita gente ao nosso redor. Os bons testemunhos vistos e ouvidos nos encorajam e fortalecem na fé.
.
 
2. Mova-se em direção ao melhor – Noemi não se contentou em saber que Deus estava abençoando ao seu povo; ela acreditou que aquela benção também poderia ser alcançada por ela. Por isso, decidiu que não ficaria ali, parada e vendo tudo ir de mal a pior. Ela se mexeu e decidiu se mudar imediatamente para a terra de Israel... Se lá estava a benção, era pra lá que ela estava indo! Quando Deus aponta o caminho e nos mostra a saída, não há porque ter medo. É só botar o pé na estrada e fazer as mudanças que precisam ser feitas!

3. Leve com você gente decidida – Noemi sabia que aquela viagem e o recomeço não seriam tão fáceis; por isso, resolveu testar suas noras. Explicou para elas que o caminho da vitória não era nada mágico; elas teriam que andar muito, orar muito, trabalhar muito... E Orfa logo se foi por outra trilha... Apenas Rute decidiu andar com a sogra; e disse: “O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus”. E Noemi ficou satisfeita com a companhia daquela jovem! Ao tomar a decisão de fazer as mudanças que Deus quer que você faça, nem todos vão querer lhe acompanhar. Por outro lado, aqueles poucos que decidirem seguir com você, lhe ajudarão muito em seu novo caminho.

4. Enquanto faz mudanças por fora, admita o que precisa ser mudado por dentro – Ao chegar à terra de Israel, os habitantes de Belém a reconheceram e perguntaram: “Não é esta Noemi?” Ela então respondeu: “Não me chamem Noemi, me chamem de Mara...” O nome Noemi significa agradável; mas ela sabia que estava mais para Mara, que significa amarga... Havia dentro dela algo que precisava ser tratado; e ela estava admitindo isto. Em nossa vida, mudar de emprego, de bairro ou de cidade nem sempre resolve a situação; às vezes também é preciso fazer mudanças por dentro. Nossos problemas espirituais e relacionais sempre nos acompanharão, estejamos nós em Fagundes ou em Tóquio. Se você sabe que a causa de muitos de seus problemas é você ou está em você, admita e confesse seus erros, fraquezas e feridas da alma ao Senhor Jesus. Busque-o com fé, abra o seu coração para que essas dificuldades internas sejam trabalhadas em sua vida, arregace as mangas e vá à luta.

Assim fazendo, fica bem mais fácil dar a volta por cima.

Boas mudanças!

Pr. Humberto de Lima