Trazendo a glória, conquistando a cidade

05/01/2011 18:30

Trazendo a glória, conquistando a cidade

 

Josué 3:1 ao 7

1 Levantou-se, pois, Josué de madrugada, e partiram de Sitim, ele e todos os filhos de Israel; e vieram até ao Jordão, e pousaram ali, antes que passassem.
2 E sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial;
3 E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do SENHOR vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do vosso lugar, e seguireis.
4 Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.
5 Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.
6 E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo.
7 E o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.


Amados, neste início de jejum, quero deixar aqui uma palavra de motivação a cada membro de nossa igreja, mas muito mais que motivar, quero ebolir seu espírito e alma, ao ponto de causar uma santa expectativa de Deus em sua vida pelo que vem por ai, já falamos sobre perseverança, oração e agora neste texto vemos que Josué, um grande homem de Deus, que era temeroso, não sabia ao certo pra onde ir (Js. 1), mas mesmo assim Deus pretendia usá-lo de forma poderosa no meio de sua geração.

O mesmo Deus deseja fazer conosco o que fez com Josué,  e quero aqui explanar este texto trazendo para nossa atual realidade nesses 21 dias no caminho da Cruz.

Verso 3 - Vemos que Deus disse que quando os sacerdotes vissem a Arca da Aliança, era para eles seguirem, sabemos que hoje todos nós somos sacerdotes  como descreve Apc 2:5, e a arca da aliança que era onde a presença de Deus habitava é a célula de nossos dias, hoje estamos debaixo de uma visão celestial, a visão dos vencedores, seguindo o mover, seguindo a nuvem de Deus, liderando, plantando células, plantando igrejas, que são as arcas de Deus nos nossos dias. Por isso não adianta jejuarmos se não estamos seguindo a Arca, ou seja, se não estivermos vinculados a alguma célula, pois quem faz parte da célula, faz parte da Arca, algo que me impressiona, é que quem visse a Arca saberia que atrás dela teria o povo de Deus, como podemos dizer que temos aliança, e fazemos parte da visão dos vencedores se nas simples coisas que é estar vinculado a uma célula não submetermos, sem esta primeira postura jamais veremos o mover de Deus neste jejum.

Verso 4 - Ele alerta para que haja uma distância por que o caminho que haveriam de passar nunca haviam passado antes, nós estamos nesta mesma situação, com o projeto de plantação de células, plantação de igrejas, filhos de joelhos e pais de pé, são caminhos desconhecidos para nós, e agora vem também a segunda conferência dos Radicais Livres de Ribeirão Preto, com o alvo de dobrarmos as inscrições, não somente para nos jacta ciarmos e batermos no peito que somos bons, mas para que mais pessoas sejam impactadas com esta visão de plantação de células e salvação de vidas. Quanto mais pessoas estiverem na conferencia maior será a probabilidade de trazermos a glória e conquistarmos a cidade, pois quanto mais pessoas, mais concentração de fome por Deus teremos, mais concentração de clamor teremos, mais corações quebrantamos teremos, e Deus não resiste a corações quebrantados. A distância fala de temor, lembremos bem a história de Uzá que tocou na arca sem temor e foi fulminado, à distância nos fala de liderarmos com temor, nos engajarmos com temor, aplicarmos o nosso coração para a orientação que está sendo dada com temor, estamos envolvidos nesta conferência, nos projetos como igrejas, em encontros, mas não de uma maneira leviana, mas estamos organizando no temor do Senhor, se há algo que tem tirado o temor de Deus em sua vida, aproveite este jejum para pedir perdão e mudanças reais para Aquele que nos transforma à medida que somos expostos a sua glória (2 Cor. 3:18). Quanto mais exposto à glória somos mais transformados seremos.

Verso 5 - Josué faz uma convocação, não é um desafio, mas uma santa convocação, uma intimação da parte do Senhor para que o povo se santificasse, por que Deus iria fazer maravilhas, neste jejum convocamos a 
VIDEIRA DE RIBEIRÃO PRETO A SE SANTIFICAR, se queremos ver maravilhas em nossas células, se queremos ver maravilhas nesta conferência, nos projetos que temos, SANTIFIQUE-SE, não faça apenas "greve de fome", mas separe tempo para estar com o Senhor, desligue a TV e vá meditar na palavra, desligue o computador e vá chorar diante daquele que é Soberano, isso é santificar-se, santificar-se é separar-se, gaste tempo com Deus, se você quer ver maravilhas é necessário santificar-se, separar-se, entre no seu quarto e desfrute da presença Dele, e deixe que Ele desfrute da sua também (Mt. 6.6), lembre-se que oração é um diálogo, fale com Deus, mas deixe que Ele fale com você também, santifique-se neste jejum como nunca antes você se santificou, ore como nunca orou, busque como nunca buscou.

Verso 6 - Josué desafia aos sacerdotes a levarem a arca adiante do povo, ou seja a frente, todos somos sacerdotes mas os que vão a frente são os que guiam, são os líderes, discipuladores, pastores, são os modelos, os referenciais, os padrões que Deus tem levantado (I Tim. 4:12), todos os líderes devem ser o exemplo, o modelo, o referencial para a igreja, nossos discípulos serão como nós somos, se oramos de maneira sem compromisso, eles farão o mesmo, se jejuamos de maneira leviana, eles farão o mesmo, mas se formos intensos na oração, se jejuarmos de forma radical, se nos envolvermos de forma apaixonada, eles farão o mesmo também, por isso você líder, discipulador, pastor tem uma responsabilidade maior ainda.

Verso 7 - Este é o nosso alvo, que o nosso Deus seja conhecido em nossa vida, isso resultará em níveis maiores em Deus, não estamos construindo aqui uma torre ao nosso nome, mas o fato de que cada vez mais que nos Rendermos e envolvermos com o reino de Deus, o nome Dele é reconhecido em nossas vidas, e por causa Dele e somente Dele que somos conhecidos também, a Videira de Goiânia é assim, conhecemos o que Deus tem feito lá através dos homens e mulheres que tem se sacrificado por ver a glória de Deus, mas chegou a nossa vez, Goiânia hoje é somente um referencial para nós de como Deus pode mudar uma cidade, estado, é um referencial que se Deus tem feito lá, pode fazer conosco também, quer ser reconhecido? Faça Deus ser conhecido entre seus amigos, entre seus familiares, no seu trabalho, na sua escola, sua faculdade, sua cidade, seu estado, sua nação, o alvo de Deus conosco é nos levar a presença de autoridades (e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho. Marcos 13:9) para que façamos o seu nome conhecido, o alvo D'Ele é nos levar a níveis cada vez maiores em sua presença, para que saibam que assim como Ele foi com Moisés, como ele foi com Josué, como Ele te sido com a Videira de Goiânia e tantas outras que tem se erguido como voz profética, assim Ele é e será conosco. Através de Moisés Deus abriu o Mar Vermelho, e para mostrar que era com Josué como ele disse no capítulo 1, ele usou este homem para abrir o Jordão, cremos que o mesmo Deus que tem feito na Videira de Goiânia, fará em nossa igreja também, igrejas por toda a região serão plantadas por causa do propósito profético, neste jejum maravilhas irão acontecer à medida que aplicarmos cada princípio deste em nossas vidas.

Te desafio neste jejum a se entregar de corpo, alma e espírito, e todos irão ouvir falar do que Deus fez, está fazendo e ainda fará na cidade e na região de Ribeirão Preto através da Videira desta cidade.


ENVOLVA-SE, APAIXONE-SE, ENTREGUE-SE AO MOVER DE DEUS


Abraços no amor de Cristo
Pr. Jonathas Toledo 
 

Radicais livres Ribeirão Preto - SP