Pecado

04/01/2011 19:11

Consideremos três leis de semeadura e colheita.

Pecado sempre reproduz pecado. Algumas vezes reproduz mais do mesmo tipo. Davi não consultou a Deus com relação ao casamento e acabou tendo sete esposas. Essa vida imoral leou-o a cometer imoralidade ainda maior - roubou a mulher de outro homem e cometeu adultério. Em questão de horas pôs a perder o que levara anos para obter. Além disso, às vezes, colhemos também outros pecados. As obras da carne vêm acompanhadas. Elas tendem a gerar outras formas de desobediência. Davi começou com adultério e terminou com morte.

Colhemos em outra estação. "Visto como se não executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal."(Ec 8:11) Não sei por que Deus é tão paciente com a desobediência. Ele não acerta as contas no fim de cada mês. Ele está esperando que a semente plantada brote e amadureça. Se alguém tem alguma dúvida em relação a Deus, é melhor lembrar que ele nunca muda. Ele odeia o pecado hoje, como sempre odiou. Podemos comparar uma vida pecaminosa a um almoço tipo rodizio -  pegue tudo o que quiser e pague depois. Naturalmente as contas virão no devido tempo: o caráter do indivíduo fica corroído; o coração condena (1 Jo 3:21), a alegria e a certeza da orientação divinas se dissipam; relacionamentos se rompem. E tudo isso pelo prazer do pecado. E ainda não é tudo. As consequências a longo prazo são uma vida destruída, sem obras que resistam ao fogo do juízo divino. Mesmo para os nacidos de novo, os efeitos da desobediência têm preços exorbitantes, "a perder de vista".

A colheita é em maior quantidade do que a semeadura. Vemos isso na história de Davi. Ele pensara que poderia manter em segredo o seu erro, mas Deus via de outra forma os seus atos imorais. Deus disse a Davi: "Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol. (2 Sm 12:12) E mais tarde, Absalão, filho de Davi, cometeu imoralidade publicamente. Davi tinha pensado que poderia manter o seu segredo, mas Deus disse que ele próprio se encarregaria de tornar público aquele seu ato. Davi disse a Natã que o homem que havia roubado a ovelha devia pagar quatro vezes mais. Ele não sabia que estava falando de si próprio. E quatro de seus filhos morreram prematuramente, Primeiro, o filho de Bete-Seba morreu. Depois, Amnon estuprou  a sua irmã Tamar. Em seguida, Absalão matou Amnon por causa disso. Mais tarde, Absalão também morreu, porque queria tirar o trono de Davi. E finalmente Adonias foi morto, porque desejava tornar-se rei. No final, Davi retornou à comunhão com Deus, mas seus filhos, não.

"Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Rm 6:23)

"O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia" (Pv 28:13) 

Fonte: Santificados