O que Deus tem haver com Dinheiro

02/01/2011 14:20

 No ensino bíblico sobre finanças, chama a atenção o fato de que todas as coisas pertencem a Deus e que andamos facilmente despercebidos dessa realidade


Essa pergunta pode ser respondida de diversas formas, dependendo, por exemplo, das suas crenças e dos seus objetivos, mas é inegável que o dinheiro é um dos objetos mais cobiçados e presentes no nosso conturbado cotidiano.
Paz, equilíbrio e realização parecem ser modernas chaves para a felicidade,  indicados por terapeutas, gurus de auto-ajuda e especialistas de imagem pessoal, porém, a dura realidade, sempre ela, nos traz uma desconfiança de que essa receita toda está mais a serviço da produtividade do que do bem-estar.
Mas há compensações. Recompensas nos são oferecidas para sublimar nossas inquietudes e o que parecia desventura se transforma em delícia. O jogo é esse: ganhamos grana para ter e fazer coisas que gostamos, ou que os outros dizem que deveríamos gostar, pequenas doses de prazer que não duram muito, mas, afinal, a felicidade é um estado fugaz, não é mesmo? É assim que funciona! E parecemos desabar diante dessa constatação.      
Cremos que há uma imperiosa e urgente necessidade de conhecermos mais a Deus. Ao buscarmos na sua Palavra maior e melhor entendimento, a fim de guiarmos nossas vidas, escolhemos um caminho que nos levará para mais perto dele. E ele não é apenas uma fonte segura, mas “A Fonte!”. 
De antemão, não fique ansioso e nem preocupado com o fim dessa jornada, visto que somos chamados a uma vivência e não à aquisição de um entendimento completo. 

No ensino bíblico sobre finanças, chama a atenção o fato de que todas as coisas pertencem a Deus e que andamos facilmente despercebidos dessa realidade. “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” (Salmo 24.1).
A noção de propriedade, normalmente, freia nossos ímpetos e nos faz pensar antes de agir, num universo em que a programação e o automatismo atingem significativa parcela da população, que lida com o dinheiro como um viciado usa drogas.  
Esse é um conceito basilar para a formação de uma precisa visão de Deus. Uma verdade que devemos internalizar. Sua permanência em nós influenciará grandemente nossa maneira de pensar, assim como nossas ações, no que tange à administração financeira. 
Estude com afinco o que a Bíblia diz sobre esse tema, pois ela o levará a questionar os valores que têm ditado as bases das inter-relações de pessoas, organizações e governos e descortinará, ante aos seus olhos, a vontade de Deus para essa área que se tem mostrado tão estratégica quanto delicada para as nossas vidas.

Um forte abraço! 

Célio Fernando 
Coordenador do Curso de Finanças Crown da Igreja Batista da Lagoinha. celio@pbh.gov.br.