O papel dos membros da família

27/01/2011 08:36


Introdução

Deus criou todas as coisas em seus lugares. O mar e os rios requerem o que é seu, por isso acontecem tantas catástrofes naturais.
Você não pode exigir que o gato olhe a sua casa e a vigie, pois isso geralmente é função do cachorro. Você não pode exigir que o gato faça isso, pois não é a função dele.
Da mesma maneira acontece com a família, cada membro tem seu dever e suas obrigações.

1) O papel da mulher (Pv 14:1)
“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos”.
Existem dois tipos de mulheres: a sábia e a tola.
O primeiro papel da mulher dentro de casa é de esposa e depois de mãe.
Muitas vezes a mulher cuida primeiro dos filhos para depois cuidar dos filhos e, acabam arranjando problemas.
Casar ou ser um filho não quer dizer que  a mulher é um esposa ou mãe, pois ainda não assumiu seu papel dentro de casa e seu encargos.
A pessoa tola ou insensata é uma pessoa de pouca inteligência.
Edificar significa construir, edificar. A mulher é que construir e edifica uma família, como é ela também que destrói.

Abigail, uma mulher sábia (I Sm 25:32-35)
“Então Davi disse a Abigail: Bendito o SENHOR Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro.
E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão.
Porque, na verdade, vive o SENHOR Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, que se tu não te apressaras, e não me vieras ao encontro, não ficaria a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino.
Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face”.

2) O papel do marido (Pv 14:1)
“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos”.
O homem casado primeiro ele precisa ser marido e depois pai. Primeiro atende as necessidades da esposa e depois dos filhos. Ele pode ser casado e ter filhos, mas não quer dizer que eles seja esposo ou pai. São seus encargos que dirão quem ele é.
O principal papel do homem é administrar a família dando direção para a família. Sem planejamento de um homem sua família não irá funcionar bem.

Cristo, o Senhor do homem (Ef 5:23)
“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo”.

O homem responsável pelo planejamento e direção dos projetos da família. Se o homem falhar nesse encargo, falha em sua missão dentro do lar.
Quando não há planejamento será necessário refazer o trabalho feito. Você perderá tempo, energia, dinheiro, investimento, entre outras.

Resistência ao governo ( I Sm 15:15)
“E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente”.

Mudança de Papel
É comum vermos papéis invertidos dentro da família em razão da deficiência de alguém.

3) Papel dos filhos ( I Sm 16:11)
“Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui”.
Os filhos só passam a viver sua vida e seus interesses quando se casam e vão morar em sua casa.

Filhos no lugar dos Pais (Gn 34:30)
“Então disse Jacó a Simeão e a Levi: Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os moradores desta terra, entre os cananeus e perizeus; tendo eu pouco povo em número, eles ajuntar-se-ão, e serei destruído, eu e minha casa”.
Filhos que colocam os pais em “fria”, pois tomam o lugar dos pais. Os filhos de Jacó o colocaram em uma situação difícil e também toda a sua família.
Filhos solteiros que moram com seus pais podem dá opniões, mas não dizer o que os seus pais têm que fazer.


Conclusão
Qual o seu papel dentro de casa? Você estão cumprindo o papel de Deus para sua vida dentro de sua família?
Se você cumprir o propósito de Deus para sua vida e família você terá um vida e um lar abençoado por Deus.