O lugar da Honra

01/01/2011 21:34

 “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra” (Romanos 13.7)

Quando nós decidimos honrar, estamos plantando uma semente em nossa própria vida. Muitos pensam que a honra é um serviço a outros, mas a honra é um serviço que prestamos a nós mesmos. A honra é a semente para o êxito. E o êxito é a semente para a prosperidade. Quando você é ruim com alguém, está plantando uma semente e certamente vai colher seu fruto. Na esquina da vida, na curva da história, alguém também vai ser ruim com você. E quando você é ruim com alguém que foi bom com você, aí a sua casa toda entra debaixo de maldição (Pv 17.13).

A visão de que cada crente é um ministro precisa ser equilibrada. Alguns se apegam a esse princípio para dar lugar ao orgulho e desonrar os líderes. Deus levantou líderes em Sua casa e tais líderes devem ser honrados (Fp 2.29). Muitas vezes, o líder está se doando, investindo sua vida e seu tempo, e um liderado magoado, ferido, projeta tudo isso no líder, falando mal dele e tratando-o com críticas e palavras duras. Agindo assim, ele está retribuindo com o mal o bem que recebeu. E quando faz isso, a maldição se instala em sua casa e não sai de lá: um belo dia ele se tornará líder e alguém vai fazer a mesma coisa com ele.

Olhe para trás! Analise a sua história e veja se em algum momento o princípio da honra foi quebrado. Você não vai deixar de colher o bem que você fez, porque está escrito: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7). Todavia, muitas vezes essa colheita do bem será através de outra pessoa que Deus levantará em sua vida e não daquele a quem você ajudou diretamente. Quando os homens a quem você serve não o honram, Deus mesmo vai honrar você (1Sm 2.30). Não há como fugir desse princípio. Ou você vai ser honrado por alguém a quem você honra, ou Deus vai levantar outra pessoa que, gratuitamente, decidirá honrar você.

Vivemos em meio a uma geração que desonra, que não respeita mais os idosos, as autoridades, os pais, os líderes espirituais. Portanto, a igreja precisa ser uma referência para que, quando as pessoas entrarem aqui, elas percebam que entraram num lugar diferente, onde funcionam princípios que o mundo ignora.

Nós vamos ser pessoas saudáveis, porque Deus está restaurando algo que foi perdido: a honra! Se não restaurarmos esse princípio, a igreja vai se tornar um lugar insuportável de se viver. Quero desafiar você a oferecer sua vida como modelo de alguém que honra, que sustenta os princípios que regem o reino de Deus. Você é o reflexo do seu povo e o seu povo é a sua expressão. Os liderados se tornam o que o líder é. Se o líder vive em desonra, o povo também viverá. 
Você nunca vai ter dificuldade de caminhar com um líder que você honra e respeita. E há momentos em nossa vida em que precisamos de uma palavra de honra, que aumente nossa autoestima. Portanto, podemos ministrar honra aos outros através de palavras e do reconhecimento público. As honras públicas mudam histórias. As honras sociais mudam ministérios. Toda honra verdadeira produz mudanças profundas. 
Vejamos algumas maneiras de caminhar no princípio da honra:

1- É preciso respeitar o protocolo

Cada lugar e ocasião exigem um protocolo. Dependendo da posição em que a pessoa se encontra, existe uma maneira correta de tratá-la. Praticamente todo o livro de Provérbios fala sobre protocolo, sobre como devemos proceder em várias situações da vida. O protocolo nos leva mais longe do que a sabedoria. Você pode ser um gênio, mas precisa aprender a honrar as leis de uma casa. 
Pessoas e ambientes são diferentes e todo ambiente tem um protocolo. Obedecer aos protocolos da casa é uma questão de honra. Existem protocolos que não podem ser quebrados, mas devem ser obedecidos. Isso quer dizer que você precisa se adaptar às necessidades, pois a obediência ao protocolo é a prova da honra. Há pessoas com mentes brilhantes, mas que não conseguem exercer influência porque não sabem obedecer a protocolos. Vejamos alguns tipos de protocolos:

a) Protocolo de Tratamento

Se você está na sala de aula, deve chamar seu instrutor de “professor” ou “mestre”. Se vai a um consultório médico, deve chamar o médico que o atende de “doutor”. Ao se dirigir ao presidente da república, deve chamá-lo de Vossa Excelência seguido do nome. Se vai falar com um pastor de sua igreja, da mesma forma deve chamá-lo pelo título seguido do nome. Ao falar com alguém de mais idade ou que ocupa uma posição acima da sua, deve usar “senhor” ou “senhora”. No contexto da igreja, substituímos o “senhor” e “senhora” por “irmão” e “irmã”, porque somos uma irmandade e temos a mesma filiação.

b) Protocolo de Roupas

Quando você é convidado para um casamento, deve vestir-se com traje social. Se o convite é para um churrasco, deve vestir-se de “esporte fino” ou “esporte”, dependendo do horário e da programação. Para ir à praia, vá bem à vontade e use roupas de banho. Em um tribunal de justiça ou uma repartição pública, não se pode entrar de bermuda e chinelo. Se você vai receber alguém de honra em sua casa, deve vestir-se de maneira a honrar o visitante. Dependendo da ocasião, do local ou da pessoa com quem se encontrará, a maneira de vestir será diferenciada.

c) O Protocolo das palavras mágicas que foram esquecidas

Cumprimento: “Bom dia!” “Boa tarde!”. As pessoas entram e saem dos ambientes e ignoram a presença dos outros;
Pedido de permissão: “Com licença”, para passar entre as pessoas ou pegar algo que está em suas mãos;
Gentileza ao pedir: “Por favor”;
Agradecimento’: “Muito obrigado”.

O que você acha que aconteceria se as pessoas se tratassem assim? Isso mudaria muita coisa nos relacionamentos. Nossa geração tende a desprezar todo tipo de tradição e formalidade como se tudo fosse negativo, mas não é. Informalidade demais é um problema. Porque quem desrespeita você não o ouvirá quando você falar. Alguém pode nos criticar por isso, e até achar um exagero da nossa parte, mas o que estamos fazendo é apenas aplicando a Palavra de Deus quando diz que nós devemos viver no princípio da honra e do respeito (Rm 13.7).

2- Honramos através da gratidão (1 Ts 5.18)

A vontade de Deus é que nós, seus filhos, sejamos modelos de gratidão e que possamos encontrar uma razão para agradecer em todas as circunstâncias de nossa vida. Mas, pelos ensinos de Jesus, parece-nos que de cada dez pessoas abençoadas, apenas uma tem a atitude de voltar para agradecer (Lc 17.11-19). Gratidão é algo mais poderoso do que você possa imaginar; ela pode abrir portas pelas quais você nunca imaginou que fosse capaz de entrar. A gratidão pode colocar você diante de reis e autoridades. 
Toda pessoa ingrata mais cedo ou mais tarde vai cair no princípio da desonra. E o problema é quando você desonra, as portas se fecham para você. Muita gente ainda não entende porque, repentinamente, algumas portas se fecham sem explicação. Mas se vasculharem as atitudes do passado, encontrarão um histórico de ingratidão em algum ponto da vida. 
Pessoas que honram são pessoas agradecidas. Somos gratos quando espontaneamente nos sentimos devedores. E a Palavra de Deus nos diz para pagarmos a todos o que é devido (Rm 13.7-8). O que devemos ao nosso irmão? Somos gratos quando reconhecemos que o irmão nos foi enviado por Deus e o abençoamos. (Lc 13.35).

3- Honramos reconhecendo a autoridade

Não há como você honrar se não reconhece a autoridade de Deus na vida do outro. A Bíblia nos apresenta um exemplo muito bom na pessoa de Davi e seus guerreiros. Você sabia que os guerreiros de Davi eram muito mais hábeis do que ele e que faziam coisas que Davi nunca fez? (2 Sm 23.8-12). Eles eram de fato grandes guerreiros! Davi tinha um excelente comando, e até começou matando um gigante, mas nunca matou sozinho 800 homens. 
Portanto, minha pergunta é: “Por que esses homens se submeteram à liderança de Davi?” A resposta é: porque eles enxergavam em Davi uma autoridade espiritual sobre a vida deles. Você tem que reconhecer a autoridade de uma pessoa e decidir se colocar debaixo dela. Muita gente só quer se submeter a alguém que possua habilidades maiores que as suas. Mas o requisito para nos submetermos a alguém é a revelação de que Deus colocou aquela pessoa sobre a nossa vida. Isso muda tudo! Sem essa revelação, a honra se torna algo quase impossível, porque nos tornamos incapazes de honrar a quem não reconhecemos. 
Se você quer andar em honra, precisa estabelecer o nível de honra em que você quer andar. A honra é como uma estrada de mão dupla: na mesma medida em que vai, ela volta. À medida que eu honro, serei honrado. Muitas pessoas não são honradas porque não têm a cultura, o hábito de honrar naturalmente. E como elas não honram, a honra foge delas. A honra vem por um princípio, mas ela tem que ser transformada num espírito que moverá nossa vida. Deus quer levantar nesse tempo uma igreja honrada.

4- Honramos servindo (Jo 13.4-17)

Quem honra serve. Quem não serve não honra. O Senhor Jesus, na última ceia, tomou uma bacia e uma toalha e teve que ensinar os discípulos a honra pelo serviço. Porque, apesar de todos afirmarem categoricamente que ele era o Messias, ninguém se dignou a lavar seus pés. Você pode imaginar o constrangimento que foi ter Jesus se abaixando para lavar os pés dos discípulos? O constrangimento foi tanto que Pedro não queria que Ele lavasse seus pés. 
Servir no natural é uma forma de honrar também. Enquanto líder, você não deveria ficar esperando que ninguém viesse servi-lo, mas enquanto liderado, você jamais deveria perder a oportunidade de servir aos seus líderes.

5- Honramos quando oramos (1Tm 2.1-2)

Nós temos uma obrigação diante de Deus Pai: orar por todas as pessoas que estão investidas de autoridade. Isso inclui a nossa liderança. Seu coração não se liga a alguém por quem você não ora. Portanto, crie o hábito de orar por aqueles que estão sobre a sua vida. Nós temos um voto de orar pela nossa liderança todos os dias antes das refeições.

Existem muitas formas de honrar e não posso mencionar todas. Mas quando seu coração está sob o princípio da honra, você encontra inúmeras maneiras de honrar. Algumas maneiras pelas quais podemos honrar são: abençoando financeiramente, dando presentes, elogiando, honrando publicamente, honrando a presença ou a ausência.
Nós devemos procurar formas e oportunidades para honrar uns aos outros. Sabe por que em muitas igrejas as pessoas não querem liderar? Porque em muitos lugares, quando você se torna líder, isso é sinal de sofrimento, de humilhação, de gente criticando e pisando em você. Isso acontece porque as pessoas perderam completamente a noção da honra. 
Mas, vamos restaurar algo que vai atrair gente de todos os lugares. As pessoas virão de longe querendo ser um líder em nossa igreja. Porque o líder terá a honra de líder. O pastor terá a honra de pastor. O discipulador terá a honra de discipulador! Quando começarem a perceber que nós nos tratamos de maneira diferente, nos respeitamos e nos consideramos mutuamente, todos vão querer fazer parte dessa igreja, desse discipulado e dessa célula.

Aluízio A. Silva