MOTIVOS PARA OS SOFRIMENTOS

13/01/2011 23:05


 

Porque nós cristãos sofremos? Há motivo para Deus permitir que seus filhos sofram?

 

Durante um devocional pessoal deparei-me com um versículo em Provérbios 20:30 que mereceu minha atenção mais efetiva, veja o que diz em duas traduções distintas:

Os vergões das feridas são a purificação dos maus, como também as pancadas que penetram até o mais íntimo do ventre. (corrigida)

Os açoites que ferem purificam do mal; e as feridas penetram até o mais íntimo do corpo. (atualizada)

Os versos acima tratam dos ensinamentos que são promovidos pela dor ou pelos sofrimentos. Passar por tribulações é inerente ao nosso próprio existir e todos estão sujeitos a isto. Os noticiários nos permitem conhecer as mais variadas formas de sofrimento humano e em todas as partes do planeta. Pessoas sofrem com a violência, doenças, desastres, colapsos financeiros e até com a fúria da natureza.


Em linhas gerais o termo Sofrimento significa: Resignação, infortúnio, desastre, dor, amargura.


A Bíblia nos apresenta diversos personagens que vivenciaram claramente situações de terríveis sofrimentos:

  • Escravidão no Egito
  • Jesus na crucificação
  • Estevão sendo apedrejado
  • Prisão de Paulo


Todos os abatimentos da vida nos impõem a ausência de ânimo. A alma humana é um poço de incoerências em busca da felicidade.


Possuir bens, ser destacado, conviver com pessoas que amamos, estar em lugares desejáveis não garante a felicidade. Isto é provado pelas pessoas que são capazes de se matar mesmo, aparentemente, não tendo motivos para isto.


Quando compreendemos que a vitória exige ânimo, entendemos que as lutas desta vida devem ter alguma razão de existir e os filhos de Deus precisam saber disto. Os sofrimentos podem nos amoldar para o bem ou para o mal e nós precisamos escolher fazer o que é certo.

ÂNIMO
[Do lat. animu.Substantivo masculino
Disposição resoluta e inalterável, em situações difíceis; coragem. 

Como encaramos os labores da vida?
Porque precisamos passar por eles?

 

 

 

 

 

 

FORJAR VENCEDORES

Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33

Jesus nos ensinou que as tribulações são formadoras de vencedores. Só é possível vencer quando se luta. Muitas vezes lutamos contra o pecado, outras com o mundo e seu sistema de valores deturpado. Vencer o mundo é vencer seu senhor:
O mundo inteiro jaz no Maligno. I João 5:19

Para tal embate é preciso decisão espiritual e preparo para empunhar os recursos que o Senhor disponibiliza para seus filhos. Deus conhece nossas limitações carnais, diz a Bíblia:
Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Salmo 103:14

Isto quer dizer que Ele está disposto a ser paciente conosco, Todavia é fundamental lembrar que isto não significa que o Senhor tenha pactos com frouxos ou covardes.
Se enfraqueceres no dia da angústia, a tua força é pequena. Provérbios 24:10

 “... não desanimamos, ainda que nosso homem exterior se corrompa, o interior se renova de dia em dia” II Coríntios 4:16


A fé é o maior trunfo de quem luta. O perdão de pecados é fruto desta luta, e o aniquilador do desânimo.
Eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito.
Jesus vendo-lhes a fé, disse ao paralítico:
Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados.
 Mateus 9:2

O perdão de Deus

  • Cura
  • Liberta
  • Traz autoridade
  • Dá a vida eterna


Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Romanos 8:33
 

OBEDIÊNCIA

Exemplo de Jesus
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:8
 

É interessante pensar em Jesus Cristo como alguém que vivenciou lutas e precisou exercitar a obediência.


A obediência é um desafio constante na vida humana, desde o nascimento precisamos aprender a obedecer. Por vezes as lutas e os sofrimentos geram em nós a obediência aos propósitos do Senhor para nossa vida.

Eu destaco como maior conseqüência de uma vida de obediência ao Senhor a Vitória sobre o mundo e Vencer o mundo significa vencer seu senhor, ou seja, satanás:
O mundo inteiro jaz no Maligno. I João 5:19


CONCLUSÃO
Concluo esta meditação lembrando que além de aprendermos com as tribulações a sermos vencedores e obedientes, sempre será fundamental uma vida de clamor e humildade.

Bartimeu, homem cego que habitava em Jericó muito clamou ao Senhor. O clamor deste homem era fruto de uma vida inteira de sofrimento e fé naquele que passava perto dele, Jesus Cristo.
Parou Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Marcos 10:49
 

HOJE, TEM BOM ÂNIMO, O MESTRE TE CHAMA.