A Edificação do Corpo

14/01/2011 14:30

O novo nascimento é a porta de entrada para a família de Deus. O Senhor nos ordena a pregar a todas as criaturas (Marcos 16:15), ou seja a todas as pessoas que ainda não tiveram uma experiência de receber o Senhor Jesus em suas vidas. Uma vez que temos esta experiência nós somos transformados em filhos de Deus. (João 1:12).

Todos aqueles que nascem de novo, tornam-se membros de uma nova família, a família de Deus.
“Efésios 2:19 “já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos, dos santos, e sois “da família de Deus”!
Agora uma vez nascidos de novo, já não somos peregrinos e forasteiros, nós pertencemos à família de Deus. Existem dois tipos de família: a sua família natural, e a família de Deus. Muitas vezes toda a nossa família se converter e assim pode ser, ao mesmo tempo, família natural e família de Deus. Nós pertencemos à família de Deus.

No livro de Salmos 133, 1 diz: 
Oh! Como é bom e agradável viverem unidos dos irmãos!
Este é um relacionamento de família, por isso que é agradável. Não quer dizer que não terá problemas, há problemas no meio das famílias, mas mesmo em meio a problemas precisamos compreender que somos uma família e é necessário estarmos juntos para que consigamos chegar ao lugar que o Senhor tem para nós. O texto de primeira coríntios 12 de 12 a 27 vemos detalhadamente a explicação do funcionamento do corpo de Cristo. Vejamos alguns destes pontos mais importantes:
a) Somos membros do corpo de Cristo

I Coríntios 12:12 “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constitui um só corpo, assim também com respeito Ao Corpo de Cristo.”
Cada um de nós que nos convertemos nos tornamos então membros deste corpo, o corpo de Cristo. Este corpo é a igreja, então somos membros da igreja.

b) Como membros do corpo de Cristo comungamos da mesma vida

I Coríntios 12: 27 Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.

No corpo humano a vida está no sangue e esta vida é passada de membro a membro levando os nutrientes para que cada membro tenha saúde. Assim é a igreja, a vida de Deus só pode manifestar se for passar de membro a membro. Por isso a necessidade de sermos não só um aglomerado de pessoas, mas sim um corpo.

c) Como membros do corpo estamos ligados uns aos outros

21 Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós.
Somos unidos uns aos outros pelos vínculos como diz Colossensses 2:19. Veja, só podemos ser igreja se formos vinculados uns aos outros e então a vida de Deus poderá se manifestar em nosso meio
Colossensses 2:19 e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.

A vida se manifesta quando estamos firmados nestes vínculos, assim poderemos perceber as necessidades dos irmãos a nossa volta e nos levantar para ajudar para ajudar em momentos de desertos.

d) Como membros do corpo cuidamos uns dos outros

I Coríntios 12:25 para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.
O cuidado vem a partir do que dissemos no ponto anterior, de estarmos vinculados e podermos ver as necessidades dos irmãos. Há muitas necessidades que os irmãos a nossa volta pode ter que poderemos ajudar e também ser ajudados.
o Momentos tristes

Há momentos que percebemos um irmão ao nosso lado triste e as vezes precisa receber uma palavra de animo para poder se alegrar em Deus. Pode ser a perda de um membro da família, um alvo de vida não alcançado ou mesmo um problema familiar.

o Momentos de crises.

Muitos irmãos ficam abatidos por estarem passando crises em suas vidas, estas crises podem ser por necessidades de prosperar, de crescer em Deus, de vencer seus inimigos, etc. nestes momentos podermos estar juntos com os irmãos para que ele não possa passar por esta crise sozinho e sim com um irmão ao lado.

o Momentos de doenças

Uma enfermidade pode abater alguém, isso pode ser na vida dela ou de alguém em sua família. Neste momento poderemos estar orando por cura e estar dando todo apoio, seja ele mesmo financeiro, pois as vezes a pessoa não consegue nem comprar os remédios.

Célula uma estratégia para ser família
Uma das maneiras de sermos família dentro da igreja é participando de um grupo pequeno que chamamos de célula. Assim como o corpo humano é formado de células assim o é o corpo de Cristo.
As células nos possibilitam termos uma grande igreja de milhares de pessoas, mas ao mesmo tempo pertencermos a uma célula de no Maximo 15 irmãos onde possamos viver como família, a família da fé.
Estas células se reúnem semanalmente para compartilhar da palavra e do amor de Deus. Lá podemos ajudar e ser ajudados, ensinar e ser ensinado, visitar e ser visitado, amar a ser amado. Ser membro de uma célula é ser membro da família de Deus da forma mais real.
Conclusão
Ninguém sozinho conseguirá chegar neste lugar, pois juntos somos fortes, mas separados seremos fracos, não conseguindo chegar no lugar que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Pr. Mauro Estival